AETN
ImprimirImprimir PDFPDF

A Transgressão e o Coaching

Wikipédia: Transgressão significa a ação humana de atravessar, exceder, ultrapassar noções que pressupõem a existência de uma norma que estabelece e demarca limites. Seu significado transitou da esfera geográfica, na qual fixava o limite para as águas do mar à concepção ético-filosófica, que abriga desde preceitos morais e religiosos até as leis do Estado. Daí, as contraposições entre bem e mal, mandamento e pecado, código e infração.

Dadas às explicações, podemos começar a entender o que nos ocorre em determinados momentos em que, principalmente, sob algumas circunstâncias, pressões e até mesmo em momentos de êxtase, temos o desejo de transgredir para ampliar experiências, criar o novo e/ou se livrar de determinados estresses.

Quem em algum momento não transgrediu ou ao menos pensou na possibilidade? A transgressão em muitos momentos é libertadora. Nem sempre é aceitável, principalmente quando influencia, ultrapassa barreiras legais ou impacta negativamente nos outros, próximos ou não.

A transgressão pode ser vista, em certa medida, como algo ligado à quebra das convenções legais, estatutárias, jurídicas e etc, e, por conseguinte, entrar no mundo da ilegalidade e sujeito às penalidades instituídas pelas leis. Fazendo com que possamos ser vistos como pessoas de difícil convivência em sociedade, sob o ponto de vista legalista. Portanto danosa e pouco contributiva para as pessoas e a sociedade em geral.

As pessoas, de uma forma geral, e principalmente, as conservadoras, as de certa forma acomodadas, tem verdadeiro pavor até mesmo ojeriza àqueles que mexem com zonas de conforto e que desafiam o “ status quo” e até mesmo incluem novas formas de pensamento ou ação. Pois o transgressor vai contra o habito, a lei instituída e a “normalidade” e aos interesses pessoais ou de grupos.

No entanto, a humanidade só chegou, com tantos avanços, morais e tecnológicos, por conta daqueles que resolveram ultrapassar barreiras, construíram “novas tradições”, buscaram a excelência e o estabelecimento de novos padrões através da ousadia, persistência, exposição (às vezes letais), enfim transgrediram.

Aqueles que têm a coragem de se colocar como defensores de mudanças experimentam muitas vezes a solidão e são vistos com estrangeiros em sua própria terra. Aí entra o papel fundamental do proposito. E do desenvolvimento do conteúdo como fundamento. A questão é como mudar? Como transgredir na legalidade? Como crescer e impactar positivamente pessoalmente, nas pessoas e na humanidade?

E o coaching neste contexto? O Coaching é um convite à transgressão, à mudança, ao alcance de resultados talvez não alcançáveis sem uma mudança de comportamento, partindo de uma mudança do modêlo mental.

O Coaching, através de reflexões, verificação de cenários, levantamento de opções, identificação de competências e fragilidades, busca a mudança do “status quo”, da saída da zona de conforto para alcançar objetivos e consequentemente transformações profundas no estilo, na qualidade de vida e na qualificação das nossas relações.

Tanto na vida pessoal quanto na profissional, temos como “obrigação”, a necessidade de estarmos conectados com os acontecimentos que nos ocorrem e cercam no dia a dia, com o objetivo de estarmos em constante mudança, verificando novos padrões, arriscando saber se a dor é inevitável o sofrimento é facultativo e que não permitamos que perda de energia, falta de assertividade, pensamentos destrutivos, prazeres adiáveis, nos coloquem em uma posição de falta de afastamento critico, acomodação e pouca inovação e criatividade, nos restringindo na criatividade.

Segundo Daniel Goleman, PhD de Harvard: “Coaching nos ajuda a descobrir sonhos, entender nossas forças e energias, proporciona novas compreensões, causa grande impacto sobre os outros e nos guia nos passos da aprendizagem e melhoria continua. É um método poderoso para desenvolver a inteligência emocional e, cultivar a excelência.” Ou seja, mudança, quebra de paradigmas, crescimento e novos conhecimentos. Transgredir!

_____________________________________________________________________________

Ivan Quadros -administrador, Coach Sênior, consultor,treinador e palestrante, pósgraduado em Recursos humanos e formado pelo ICI e pela Academia Emocional em Coaching. Acompanhe artigos e publicações no www.ivanquadros.com.br, fan page ivanquadroscoach. Envie suas perguntas por e-mail: coach@ivanquadros.com.br






Atualiza Cursos
SEDE: Rua Frederico Simões, 153, Edifício Empresarial Orlando Gomes, sala 703 Caminho das Árvores,
Salvador – BA | CEP: 41.820 - 774 | Fone: ( 71 )3178-6445 | contato@aetn.org.br
© 2019, AETN - Associação Empresarial Tancredo Neves . Todos os direitos reservados.
ZWA