ImprimirImprimir PDFPDF

Áreas de Risco

Ao percorrermos os bairros mais distantes do centro da cidade nos deparamos com uma realidade nua e crua, a imensa pobreza, que conjugada com a topografia irregular acarreta um sofrimento crônico. São numerosas famílias que lançadas à periferia por falta de recursos financeiros, vão se ajeitando de qualquer maneira, ficando expostas às intempéries e ao risco de terem suas improvisadas casas destruídas por deslizamentos de terra. A ausência do poder público nessas localidades é total, quando se verifica um evento de natureza trágica é que a prefeitura aparece, configurando apenas uma atuação meramente emergencial.

O grande projeto de uma administração para Salvador deve contemplar essa população mais sofrida e desprotegida, é condição imperativa. Todas as áreas de risco devem ser eliminadas com um trabalho de largo alcance e longo prazo, com a adoção de infra-estrutura básica, permitindo estabilidade e ocupação disciplinada do uso do solo aos moradores. A nossa cidade não pode mais aceitar tragédia com hora marcada; sabemos que todo ano no período das chuvas ocorrem desabamentos e que vidas humanas são ceifadas. A repetição desses fatos ao longo do tempo é inaceitável, é a demonstração cabal da incompetência e da falta de sensibilidade dos governantes.

A execução do projeto de urbanização de localidades cujo assentamento deu-se de forma irregular deve ser iniciada em um determinado bairro que servirá de modelo, levando em conta a sua integralidade. Assim seguidamente até a abrangência, considerando-se um horizonte de cinco décadas, passando por diversas gestões e sempre na perspectiva de um trabalho orgânico e sistêmico, cujo resultado final beneficiará milhões de cidadãos.

Artigo – Hélio Ortega – Sociólogo/Economista – Abril 2015

hoa.br@ig.com.br





Atualiza Cursos
SEDE: Rua Frederico Simões, 153, Edifício Empresarial Orlando Gomes, sala 703 Caminho das Árvores,
Salvador ? BA | CEP: 41.820 - 774 | Fone: ( 71 )3178-6445 | contato@aetn.org.br
© 2019, AETN - Associação Empresarial Tancredo Neves . Todos os direitos reservados.
ZWA