AETN
ImprimirImprimir PDFPDF

CENTENÁRIO DE MAMEDE PAES MENDONÇA REÚNE ENTIDADES EMPRESARIAIS BAIANAS

Foto55 Centenario Mamede

O centenário de Mamede Paes Mendonça ganhou homenagem conjunta das entidades empresariais: Fecomércio-BA, FCDL, CDL, Fórum Empresarial da Bahia, ACB e Abase se reuniram em almoço, na Casa do Comércio, no dia 6 de agosto. A memória de Seu Mamede −como era conhecido o empresário sergipano que iniciou na Bahia uma das maiores redes supermercadistas do País− foi reverenciada nos discursos dos presidentes das entidades. Todos foram unânimes em afirmar que a humildade e a simplicidade eram as características mais marcantes desse empreendedor que revolucionou o varejo.

Representando a família, um dos filhos de Mamede, José Augusto Mendonça, recebeu uma placa comemorativa. “É muita emoção receber essa homenagem na Casa do Comércio, que continua sendo a casa de Seu Mamede. Essa placa ficará exposta no gabinete de meu pai que permanece intacto desde a última vez que ele o utilizou”, declarou, em tom de emoção, José Augusto.

Anfitrião do evento, o presidente Carlos de Souza Andrade recordou que Mamede recebeu da Fecomércio-BA a medalha Visconde de Cairú e o título de Comerciante do Ano. “Mamede é uma referência não só pela empresa que construiu, mas também como ser humano que ele foi”, destacou Andrade.

Claudio Nunes, presidente da Abase (associação supermercadista fundada por Seu Mamede), definiu o homenageado como “um grande mestre do varejo brasileiro”. Entre suas qualidades, Nunes lembrou que era um matemático nato, com uma incrível rapidez para fazer contas.

“Seu Mamede não precisou frequentar faculdade de administração para ser um dos maiores empresários do País. Ele próprio criou o seu método e ajudou a formar grandes profissionais”, disse Luis Fernando Studart, presidente da ACB.  Já Frutos Neto, da CDL, destacou a  proximidade que ele mantinha com os seus clientes, mesmo tendo atingido o mais alto nível como empresário, e Antoine Tawil, da FCDL, afirmou que Mamede foi o maior importador da Bahia na década de 1990.

“Ele se antecipava ao mercado. Para mim Mamede merece o título de maior empresário desta terra”, disse Victor Ventim, presidente do Fórum Empresarial da Bahia, na homenagem in memoriam. Ao final todos receberam o livro “A História em Depoimentos: Mamede Paes Mendonça”, organizado por Raymundo Dantas, que foi gerente geral da rede Paes Mendonça.






Atualiza Cursos
SEDE: Rua Frederico Simões, 153, Edifício Empresarial Orlando Gomes, sala 403 Caminho das Árvores,
Salvador – BA | CEP: 41.820 - 774 | Fone: ( 71 )9.8688-0683 | contato@aetn.org.br
© 2021, AETN - Associação Empresarial Tancredo Neves . Todos os direitos reservados.
ZWA